Informações sobre as Festas de Olinda

Um dos maiores carnavais do Brasil, Olinda é, sem dúvida, o mais democrático e tradicional de todos. Tudo acontece no meio das ruas históricas que ficam totalmente lotadas de gente (lotadas mesmo! Chega a ser intransitável em certos pontos). O legal desse Carnaval é a energia das pessoas. O clima de amor e amizade transborda e você acaba virando amigo de um monte de gente do mundo inteiro.

Tem lugar pra todo mundo! Na Rua do Bonfim, o pessoal se encontra pra brincar, se conhecer, beber muito e beijar sem parar. Já na Ladeira da Sé saem alguns dos blocos mais interessantes, como o D’Breck e seu ritmo de frevo intenso, e o Enquanto Isso Na Sala de Justiça, onde todos se vestem de super-herói. Tem também a rua da prefeitura, um tipo de apoteose onde os blocos passam ou se enceram virando uma grande festa interminável. Não podemos esquecer da 13 de Maio, tradicionalmente a rua GLS de Olinda. Dessa forma, todos têm o seu espaço e conseguem se divertir, sem preconceitos e com uma Decoração de Carnaval 2019 incrível!

O que você deve saber antes de ir pra Olinda:

  • Existem dois tipos de hospedagem que você pode escolher: ficar em Olinda (pousadas ou as famosas “casas alugadas”), ou ficar em Recife e ir para Olinda todos os dias e voltar depois. Como Recife é bem perto, não tem muito problema. Mas dormir em Olinda é garantir uma experiência de imersão única!
  • O carnaval é um dos mais tranquilos que eu já conheci. As pessoas são muito da paz e brigas são raras. Então, mesmo se apertar bastante e o calor incomodar, mantenha a calma e siga em frente. O bom é manter um ponto de encontro, já que a cidade é pequena.
  • Se prepare para andar e passar calor. Olinda é cheia de ladeiras, gente e calor. Tem que beber muita água e ter disposição de atleta.

O que você não pode deixar de conhecer quando for para Olinda:

  • Além das ruas e blocos citados, não deixe de seguir o Bloco do Patusco, um dos maiores e mais legais do carnaval.
  • Na terça de carnaval, não deixe de ficar até mais tarde nas ruas. É nesse dia que os blocos mais produzidos de maracatu e frevo saem. Destaque para os velhinhos que fazem a alegria da noite.
  • Não deixe de provar a famosa macaxeira (aipim/mandioca) com charque (carne seca). É uma opção barata e gostosa pra matar a fome no meio da folia.
  • O Bloco dos Bonecos Gigantes também é imperdível! Ele sai na terça de manhã.